da Folha Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja para a Antártida às 9h de domingo (16) caso as condições meteorológicas observadas na noite deste sábado se mantenham, de acordo com o Palácio do Planalto. A comitiva presidencial deveria ter embarcado na manhã deste sábado, mas o mau tempo provocou adiamento, e ela permaneceu em Punta Arenas, no Chile.
Segundo o Palácio do Planalto, se a viagem ocorrer Lula cumprirá, no domingo, a mesma agenda prevista para sábado --ele irá para a Base Aérea Presidente Eduardo Frei e, de lá, para a Estação Antártica Comandante Ferraz.
O objetivo da viagem é visitar a estação científica brasileira na Antártida, onde são realizadas pesquisas sobre o impacto das mudanças ambientais globais. Uma comitiva parlamentar que visitou a base em janeiro passado voltou a Brasília pedindo investimentos na base militar.
A primeira-dama, Marisa Letícia, e os ministros Nelson Jobim (Defesa), Franklin Martins (Comunicação Social) e Celso Amorim (Relações Exteriores) acompanham o presidente.
Pouca visibilidade
No fim de janeiro, 12 deputados e um senador ficaram retidos na Antártida por causa do mau tempo. O grupo deixou o Brasil em 22 de janeiro e deveria retornar três dias depois. Porém, em função do tempo que não melhorava e de problemas no avião da FAB (Força Aérea Brasileira), os parlamentares só chegaram ao Rio no último dia 1º de fevereiro.
Leia mais
- Lula espera tempo melhorar para viajar para a Antártida
- Planalto faz plano de emergência para viagem de Lula à Antártida
- Políticos voltam da Antártida e pedem verbas para militares
- Mau tempo prende comitiva de parlamentares brasileiros em base na Antártida
- Entenda os problemas que afetam o ambiente e veja como garantir o futuro do planeta
Eapecial
12/02/2008 - 15h25Planalto faz plano de emergência para viagem de Lula à Antártida
da Folha Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já retornou de sua viagem à Antártida. Ele chegou ao Brasil às 6h50 desta segunda-feira.
A primeira-dama, Marisa Letícia, e os ministros Nelson Jobim (Defesa), Franklin Martins (Comunicação Social), Sérgio Resende (Ciência e Tecnologia) e Celso Amorim (Relações Exteriores) acompanharam o presidente na viagem.
Lula visitou o navio oceanográfico Ary Rongel. Com 75,2 metros de comprimento, o navio realiza pesquisas científicas e coleta dados para apoio à previsão meteorológica. Segundo a Marinha, ele também apóia logisticamente a Estação Antártica Comandante Ferraz e acampamentos utilizados pelo programa brasileiro na Antártica.
Do navio, o presidente e a comitiva seguiram para a Estação Antártica Comandante Ferraz, para assistir a cerimônia de comemoração do 25º aniversário da primeira expedição brasileira à Antártica.
Após a cerimônia, Lula almoçou nas mediações da estação e visitou suas instalações. Devido as más condições climáticas na Antártida, de acordo com a assessoria da presidência da República, o presidente e a comitiva só conseguiram retornar para Punta Arenas, no Chile, às 22h de ontem --quase cinco horas de atraso da agenda oficial.
Lula não vai participar hoje da reunião de coordenação política, segundo a assessoria do Planalto, mas o encontro está confirmado com a presença dos ministros.
À tarde, o presidente vai receber o ministro de Relações Exteriores da Índia, Pranab Mukherjee, e participar do lançamento da Timemania, nova loteria da Caixa Econômica Federal.
Leia mais
- Após atrasos, comitiva presidencial chega à Antártida
- Lula espera tempo melhorar para viajar para a Antártida
- Planalto faz plano de emergência para viagem de Lula à Antártida
- Políticos voltam da Antártida e pedem verbas para militares
- Mau tempo prende comitiva de parlamentares brasileiros em base na Antártida
Especial
Nenhum comentário:
Postar um comentário