segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012


Russos chegam ao maior lago subterrâneo da Antártica
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
06/02/2012 | 19h55 | Subglacial

A Academia de Ciências da Rússia anunciou esta segunda-feira que cientistas daquele país conseguiram chegar, após mais de 30 anos de tentativa, ao lago subglacial Vostok, o maior dos mais de 400 lagos deste tipo conhecido na Antártica.

Segundo a nota oficial da academia, o grupo de pesquisadores conclui, neste domingo, “a 3.768 metros de profundidade, a perfuração e atingiu a superfície do lago subglacial”. O governo russo ainda não se pronunciou.

O lago foi isolado da superfície há milênios, o que significa que poderia conter formas de vida ainda desconhecidas para a ciência.

Além de pesquisadores de outros países, os cientistas correm, literalmente, contra o tempo. O frio e a escuridão total se aproximam, com a chegada, nos próximos meses, do inverno antártico. Ms o professor John Priscu, que mantém contato com os russos, disse à rede britânica BBC que eles estão "muito, muito próximos".

Segundo o Instituto de Pesquisa Ártica e Antártica da Rússia, sediada em São Petersburgo, uma equipe já perfura o lago desde o dia 2 de janeiro, e progredia a uma velocidade de 1,75 metro por dia.

No dia 12 de janeiro, a atividade foi interrompida para medições e para a troca a troca da broca usado na perfuração por uma menor, projetada para passar pelo gelo restante, que teria de cinco a dez metros.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário: