Um grupo de quatro icebergs da Antártida se aproxima da Nova Zelândia e se encontra a cerca de 400 km de distância do sul do país, informaram cientistas neozelandeses nesta sexta-feira (20).
Os quatro blocos de gelo foram vistos por Rodney Russ, da companhia Heritage Expeditions, quando se encontrava a bordo do navio turístico "Spirit of Enderby".
Russ indicou em comunicado de imprensa publicado pela empresa que os icebergs se estão deslocando rumo ao norte a uma velocidade de 1,25 km/h, embora pela maior temperatura de água também começam a deteriorar-se e romper-se.
O especialista na Nova Zelândia Subantártica explicou que nunca antes o navio tinha estado em "alerta de iceberg" e advertiu que os grandes pedaços de gelo supõem um grande risco para a navegação.
Trata-se de um fenômeno similar ao ocorrido em 2006, quando um grupo de enormes blocos de gelo se aproximou até 25 km de distância do litoral sul do país.
Os iceberg procedem provavelmente da Plataforma de Gelo de Ross, que se rompeu entre 2000 e 2002, segundo Mike Williams, cientista do Instituto de Pesquisa Atmosférica e Água.
Williams acrescentou que os blocos de gelo talvez sejam de água doce pois estão formados por neve consolidada, pelo que podem se transformar em água potável, e acrescentou que o ar contido no iceberg poderia criar bolhas na água.
No entanto, o cientista apontou que se fizeram estudos com esse objetivo em 1970 e não se encontrou uma forma economicamente eficiente de transformar a neve consolidada em água.
Leia mais
- Terra tem "cicatrizes" da ação humana, diz astronauta
- Obama promete não interferir na ciência e diz basear sua política em pesquisas reconhecidas
- Expedição brasileira retorna da Antártida
Outras notícias em Ciência e Saúde
- CNPq muda site para tentar evitar fraudes em currículos
- Vacina contra gripe suína gera opiniões ambivalentes entre pacientes nos EUA
- Resistência a antibióticos se agrava, avisam especialistas
Especial
Nenhum comentário:
Postar um comentário